Independência dos Estados Unidos

                       
      Em 1776, foi aprovada a Declaração de Independência dos ''Treze Estados Unidos da América'', indicando que essas antigas colônias inglesas assumiam, a partir de então,sua soberania, dando também continuidade aos combates inciados em abril do ano anterior, em Lexington (Massachussetts).
       As 13 colônias inglesas da América do Norte tinham bastante autonomia se comparadas a colônias de outras nações europeias da época. Os conflitos entre norte americanos e ingleses começaram quando a metrópole requisitou de suas colônias ajuda na recuperação dos gastos gerados pela sua guerra travada no continente americano com a França (a chamada Guerra dos 7 anos). Isso resultou em várias medidas impostas pelo Parlamento inglês, como impostos sobre as importações de açúcar, cumbo, vidro, tinturas, papel e chá; a regulamentação de atos oficiais, jogos de baralho, almanaques e livros; a supremacia do Parlamento e seu direito de legislar sobre as colônias.
       Até 1781, quando os últimos tiros foram disparados em Yorktown (Virgínia), essa faixa do litoral leste da América do Norte foi palco da luta dos colonos americanos contra o domínio da Inglaterra.
       Os franceses forneceram recursos financeiros e militares para sustentar o movimento e aliciaram os espanhóis contra os ingleses. A participação de tropas francesas foi decisiva para a vitória dos colonos, os quais tinham afinidade com os ideais iluministas e significou também m revide à derrota sofrida na Guerra dos 7 anos.
        Tanto a Declaração de Independência dos Estados Unidos, como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, baseiam-se em ideias iluministas. Esses 2 documentos foram a inspiração para os líderes de revoltas no Brasil e dos movimentos emancipacionistas na América espanhola.

       

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.